Notícias
Teatro Vila Velha lança campanha de financiamento coletivo
Compartilhe essa delícia:
A Pizzaria Sertão na Lenha se solidariza com a campanha que visa o apoio à manutenção do Teatro Vila Velha. Com duração de dois meses, a campanha tem como primeiro objetivo arrecadar R$150 mil para dar fôlego à administração do espaço e manter as portas abertas. As doações podem ser feitas dentro e fora do país através do endereço www.kickante.com.br/teatrovilavelha.
Primeiro teatro independente da Bahia, e reconhecido como importante centro de formação e criação artística, o Teatro Vila Velha hoje conta apenas com o apoio financeiro do Governo do Estado através do Fundo de Cultura, após vencer o edital de apoio a ações continuadas de entidades culturais. Sem qualquer outra fonte de patrocínio, o valor arrecadado cobre apenas metade dos custos fixos mensais do espaço. Com esta ação, o Vila convoca o público para atuar também como financiador do teatro.
“O Vila foi construído com o apoio da cidade, do público, através de grandes campanhas”, lembra Marcio Meirelles, diretor artístico do Teatro Vila Velha, em referência à fundação do teatro pela Companhia Teatro dos Novos, em 1964. Nos anos 1990, quando foi reconstruído e revitalizado, o Vila Velha também contou com grande esforço coletivo do público e da classe artística, além de investimento do poder público. “Precisamos de políticas públicas que privilegiem o fortalecimento das redes criativas e produtivas das artes e, consequentemente do mercado. Mas o público tem um papel fundamental, pois o teatro é feito para ele”, complementa.
As faixas de valor para contribuição vão de R$30 a R$10.000,00, com recompensas que variam entre ingressos, camisas, cartazes, programas de espetáculos, participação em oficinas, veiculação da marca nas redes do teatro, entre outros. “Esse recurso vai ser usado para custear despesas administrativas do teatro que ficaram comprometidas pela redução da nossa receita, diante da crise que nós e muitas organizações, não apenas culturais, estamos passando”, explica Bianca.
Antes mesmo de seu lançamento, a campanha já ganhou o apoio de artistas como Lázaro Ramos, Wagner Moura, Vladimir Britchta e João Miguel, que gravaram vídeos falando sobre a relação com o Teatro Vila Velha e convidando o público a contribuir. Explorando o slogan “Cole com o Vila, velho!”, os depoimentos serão publicados nas redes sociais do teatro com o objetivo impulsionar a campanha, ao longo dos dois meses de duração.