Notícias
Palacete das Artes recebe exposição “Índios na Janela” no dia do Índio
Compartilhe essa delícia:
Depois do sucesso de público em Ilhéus e Porto Seguro, a exposição chega a Salvador nesta terça-feira (19) – Dia do Índio – com acervo composto por peças artesanais de diversas etnias brasileiras e quadros de faces indígenas.
Cerca de 200 peças artesanais e 20 pinturas ocuparão o 1º pavimento do Palacete das Artes entre os dias 19 e 24 de abril. São arcos, colares, lanças e bordunas das tribos Pataxós, Xukuru Kariri, Maxakali e Krenak, entre outras, que apresentam a cultura indígena como algo vivo e dinâmico, propiciando ao público uma identificação positiva através das faces dos povos da floresta. O acervo estará disponível para visitação na data em são celebrados os valores, a importância da preservação e o respeito a esses povos. Na abertura, que acontece a partir das 17h, haverá vernissage para os convidados conhecerem a proposta. A entrada é gratuita.
A exposição, que ficará em cartaz até domingo (24), oferecerá ao público imagens e informações de natureza histórica e cultural, propiciando uma identificação positiva com as coletividades indígenas e oportunizando ao público um olhar mais humano sobre essa questão. Para o curador da exposição, Pawlo Cidade, “essa mostra aponta para um caminho no esforço de pensar os indígenas sob o ponto de partida da cultura, de uma janela que se abriu no passado, que continua aberta no presente e mantém-se escancarada pela dimensão contemporânea, permitindo um diálogo com muitas outras tradições culturais”.
Serviço: “Índios na Janela” no Palacete das Artes
Palacete das Artes, Rua da Graça, 289, Graça, Salvador
Abertura: dia 19 de abril, às 17h. | Visitação: 20 a 22 de abril, de 13h às 19h; e 23 e 24 (sábado e domingo), de 14h às 19h.
Apresentação indígena dos Pataxó: dia 20, às 16h, na área externa do Palacete das Artes.