Notícias
Cássio Nogueira retrata África em exposição
Compartilhe essa delícia:
O Centro Cultural Solar Ferrão recebe a exposição África, que conta com fotografias de regiões urbanas e rurais da Libéria e da Guiné, capturadas pelo arquiteto pernambucano Cássio Nogueira. A mostra é formada por um conjunto de 80 imagens produzidas entre 2008 e 2012, e poderá ser conferida pelo público até o dia 27/12.
Desde as montanhas ferrosas da mina de Zogota, na região florestal ao sudeste da Guiné, até a baía de Grand Bassa, na região central da costa liberiana, o fotógrafo captou e eternizou paisagens, ambientes, costumes, atitudes e fisionomias que revelam o imanente pacto entre cultura e natureza em dois dos países considerados mais pobres do mundo. “A África é a razão de eu ter me apaixonado pela fotografia”, afirma Cássio, que teve a oportunidade de morar em três países do continente.
Através das imagens, o público entrará em contato com o cotidiano de pequenos vilarejos e capitais, famílias, trabalho, lazer, arte, tradições, comércio, e uma série de recortes sobre a vida e a realidade dos locais capturados pelo fotógrafo.
Nascido em Recife (1978), mas residindo grande parte da sua vida na Paraíba, Cássio Nogueira é arquiteto de formação e fotógrafo de coração. Como funcionário da Construtora Norberto Odebrecht, no período entre novembro de 2008 e outubro de 2012, viveu em três países da África – Guiné, Libéria e Líbia. Nesse período, Cássio Nogueira teve a oportunidade de vivenciar experiências marcantes, no âmbito político-histórico (a queda do regime de Muhamar Khadaffi e a tentativa de assassinato do Presidente Alpha Condé, em 2011) e da ordem sociocultural, habitando nas florestas montanhosas da Guiné (Simandou), na reservas de minério de Yekepa e Kissidougou, no porto de Buchanan, ou na histórica Trípoli. Assim, aprimorou as técnicas de fotografia e amadureceu sua sensibilidade artística, tendo nos últimos anos adquirido preferência pelas formas humanas.
Serviço: Cássio Nogueira retrata África em exposição
Local: Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Matos, Pelourinho).
Data: terça a sexta, das 12h às 18h; sábados, domingos e feriados, 12h às 17h.
Valor: Gratuito